PERGUNTAS FREQUENTES

Estar sempre "up to date" com o momento vivido pelos seus associados fez a SBCBM buscar capacitação para entregar aos seus integrantes melhorias nos processos e no padrão dos serviços prestados, ferramentas para negociação financeira junto às fontes pagadoras, maior integração na tríade paciente, equipe e instituição hospitalar e, como consequência, ainda maior qualidade e segurança.
Com o objetivo de propiciar os benefícios de um programa de Certificação e Acreditação cuidadosamente elaborado e customizado para a realidade da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil.
:: Melhoria contínua dos padrões dos serviços prestados;
:: Aumento da segurança dos pacientes, equipes e instituições;
:: Aperfeiçoamento profissional;
:: Facilidade na identificação dos profissionais mais qualificados, constituindo assim um ponto de valorização e referência para o mercado;
:: Elevação dos padrões de treinamento profissional.
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa, o sistema enviará mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando as boas-vindas e orientações em relação à documentação necessária. Verifique o spam caso não receba esse e-mail quase imediatamente.
Cirurgião - R$ 3.325,00 sendo R$ 500,00 no envio do formulário e o saldo na Certificação pago em até 12 vezes.
Coesas - R$ 2.375,00 sendo R$ 300,00 no envio do formulário e o saldo na Certificação pago em até 12 vezes.
Hospital - R$ 21.844,00 sendo R$ 3.276,60 no envio do formulário e o saldo na Acreditação.
12 meses a partir da data da Certificação e/ou Acreditação.
Não, os processos atuais são para certificação dos cirurgiões e profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e acreditação hospitalar.
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos em processos estatísticos, visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto às fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para os artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde etc.
Certificado válido ou declaração atual da sociedade comprovando o vínculo.
O arquivo anexado deve especificar nome do paciente, técnica cirúrgica, data da cirurgia e da alta e, se ocorrida, especificar a complicação, em papel timbrado do hospital onde foram realizadas as cirurgias, assinado e carimbado pelo diretor clínico.
Preferencialmente os certificados e/ou declaração em papel timbrado, assinado e carimbado pelo presidente da Sociedade que promoveu o evento, atestando a participação. Os eventos devem ser referentes aos 24 meses antecedentes à data da inscrição para a certificação. Cada evento é computado como unidade, portanto, não é necessário enviar múltiplos comprovantes do mesmo evento.
Para resposta afirmativa, anexar declaração do Responsável Técnico atestando que os profissionais atendem no mesmo local de trabalho. Anuidade do Conselho dos Profissionais (CRM, CRN, CRP etc.) que fazem parte da equipe para resposta afirmativa ou negativa.
Declaração do hospital de que possui tomografia, radiologista de plantão ou alcançável, CTI, atendimento de emergência, laboratório 24 horas, centro cirúrgico com atendimento 24 horas x 7 dias e material cirúrgico adequado ao obeso mórbido, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.
Sim, desde que a declaração seja anexada em todas as questões onde é solicitada a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.
Anexar cópia dos programas de educação e treinamento em cirurgia bariátrica e metabólica ou documento que comprove sua participação como educador (ex.: programa do treinamento).
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor clínico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.
Preferencialmente, no formato PDF.
Basta clicar na caixa de lixo localizada no lado direito da tela.
A empresa WMA é o braço operacional da SBCBM, ou seja, gerencia o processo de Certificação e Acreditação criado pela Sociedade, armazenando os dados, validando e auditando todas as informações e documentos fornecidos pelos profissionais e instituições candidatos à Certificação e Acreditação.